AMcloud

Blog



#Sustentabilidade

Você sabe o que são ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

O ano de 2015 apresentou uma oportunidade histórica e sem precedentes para reunir os países e a população global e decidir sobre novos caminhos, melhorando a vida das pessoas em todos os lugares.

Você sabe o que são ODS -
13 de Maio de 2019

Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova Agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.


Sem dúvida, o ano de 2015 apresentou uma oportunidade histórica e sem precedentes para reunir os países e a população global e decidir sobre novos caminhos, melhorando a vida das pessoas em todos os lugares.


Essas decisões determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.


Os países tiveram a oportunidade de adotar a nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática.


Mas o que é Desenvolvimento Sustentável?


O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Demanda um esforço conjunto para a construção de um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e todo o planeta.


Para que seja alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades.


Erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões é um requisito indispensável. Para esse fim, deve haver a promoção de um crescimento econômico sustentável, inclusivo e equitativo, criando melhores oportunidades para todos, reduzindo as desigualdades, elevando padrões básicos de vida, estimulando a inclusão e o desenvolvimento social justo, e promovendo o gerenciamento integrado e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas.


O que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


Os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram oficialmente a nova agenda de desenvolvimento sustentável, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York, em setembro de 2015. Essa agenda contém 17 Objetivos e 169 metas:


ODS 1 – Erradicação da pobreza


Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.


ODS 2- Fome zero e agricultura sustentável


Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoraria da nutrição e promover a agricultura sustentável.


ODS 3- Saúde e bem-estar


Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


ODS 4 – Educação de Qualidade


Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


ODS 5 – Igualdade de Gênero


Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


ODS 6 – Água potável e saneamento


Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.


ODS 7 – Energia acessível e limpa


Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.


ODS 8 – Trabalho descente e crescimento econômico


Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.


ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura


Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.


ODS 10 – Redução das desigualdades


Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.


ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis


Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


ODS 12 – Consumo e produção Responsável


Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.


ODS 13 – Ação contra mudança global do clima


Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos.


ODS 14 – Vida na água


Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, mares e os recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável.


ODS 15 – Vida Terrestre


Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda da biodiversidade.


ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes


Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


ODS 17 – Parcerias e meios de implementação


Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


Essa agenda baseia-se nos êxitos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais foram adotados no ano 2000 e orientaram as ações de desenvolvimento nos últimos 15 anos.


Os novos Objetivos são parte de uma agenda ambiciosa e ousada que terá foco nos três elementos interligados do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.


Os Objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.


Os ODS são o resultado de um processo transparente de três anos de duração, inclusivo e participativo com todas as partes interessadas. Eles representam um acordo sem precedentes em torno das prioridades de desenvolvimento sustentável entre os 193 Estados Membros da ONU. Eles têm recebido apoio global de sociedade civil, setor privado, parlamentares e outros atores.


A decisão de se lançar um processo para a definição de um conjunto de ODS foi feita pelos Estados Membros das Nações Unidas na Conferência de Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.


Por que as pessoas e as organizações devem se importar com os ODS?


Trabalhar para alcançar os Objetivos Globais tornará o mundo melhor para as gerações futuras – o mundo que elas viverão. Devemos aproveitar essa oportunidade para mudar nosso mundo para melhor. Entendemos o que podemos e devemos fazer para erradicar a extrema pobreza, a fome e o sofrimento desnecessário, e podemos construir uma comunidade mundial que provê a todos os seus cidadãos o direito igual para viverem suas vidas em plenitude – tudo isso sem prejudicar o planeta.

Fonte: ONU




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas