AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

A equipe AMTRANS visita o VTEX DAY 2019

Aconteceu em São Paulo nos dias 30 e 31 de Maio o VTEX DAY um dos maiores eventos digitais do mundo e a equipe da AMTRANS esteve lá para conferir. Entre tantos palestrantes ilustres, o ex-presidente dos EUA Barack Obama esteve presente.

A equipe AMTRANS visita o VTEX DAY 2019
31 de Maio de 2019

Aconteceu em São Paulo nos dias 30 e 31 de Maio o VTEX DAY um dos maiores eventos digitais do mundo e a equipe da AMTRANS esteve lá para conferir. Entre tantos palestrantes ilustres, o ex-presidente dos EUA Barack Obama esteve presente.


Sempre com simplicidade e sorriso no rosto, o ex-presidente dos EUA falou para uma plateia de cerca de 15 mil pessoas, onde abordou temas desde meio ambiente até os desafios de um presidente.


Barack Obama enfatizou a importância da educação, diversidade e otimismo. Compartilhamos algumas frases inspiradoras:


“Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas se tornam mais bem sucedidas”, completou. As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos”.  


“Criatividade e imaginação acontecem quando pessoas de diferentes origens se encontram”, afirmou. “A inovação só acontece quando há diversidade, pessoas com origens diferentes, com pontos de vista distintos. Mais gente diferente significa melhores resultados. Quando governei os Estados Unidos, sabia que só tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe que discordassem de mim”, afirmou. “O Brasil conta com uma diversidade maravilhosa, e essa é uma das suas grandes forças”.


Na opinião de Obama, a diversidade demográfica do Brasil, que conta com diversas etnias e gêneros na sua população, é um fator fundamental para se evoluir caso o país queira decolar.


“Se na sua equipe só existem homens, que pensam igual e se parecem todos iguais, você está perdendo algo muito importante no caminho”, destacou, em meio a aplausos.


Ele fez uma comparação com o basquete. Segundo o ex-presidente, a liga americana (NBA) está melhorando a cada ano, principalmente, porque atletas internacionais estão indo jogar nos Estados Unidos, levando consigo conhecimento local.


No caso de uma empresa, isso significa diversidade. “Se negros não estão inclusos, você está deixando talento para trás. Se mulheres não estão inclusas, vocês estão deixando talento para trás.”


Ao falar sobre a importância das mulheres na tomada de decisão, Obama arrancou aplausos da plateia. “A presença de mulheres é fundamental. Não se pode ter apenas homens que pensam da mesma maneira na hora da tomada de decisões.”


“Quando assumi a presidência sabia da importância e da responsabilidade. Sabia que tinha muito a provar. Sabia também que o medo não poderia me paralisar. Eu falhei, errei muitas vezes, mas sobrevivi. Os erros vão fazer diferença na sua vida”, apontou.


“Não podemos ter medo de contar com gente mais inteligente que nós na equipe”. Obama disse ser muito comum esperarem de um líder todas as respostas certas para todas as perguntas. Mas, principalmente no caso de um presidente, é impossível ser especialista em todos os assuntos.


Durante os seus mandatos, ele era questionado de temas que iam desde assuntos de mudança climática até armamentos nucleares. “Posso não ser especialista em todos os campos, mas o que eu posso é ter gente ao lado que tenha as respostas certas”, aconselhou.


Contou que, com a experiência se acostumou a tomar decisões com base em probabilidades. “Se eu tivesse os dados certos, e tivesse escutado as pessoas certas, teria 55% de chance de fazer a escolha certa sobre uma questão na qual não sou especialista. Você não vai tomar as melhores decisões sempre, mas, com o tempo, vai fazer escolhas melhores”, concluiu.


“Eu sabia que estava certo quando as pessoas ao meu redor geravam discussão. Parte dos reflexos de ter uma equipe competente e diversa na sua composição é a possibilidade de gerar debates, muitas vezes acirrados e com lados opostos”.


Mas, segundo Obama, essa é uma “dor de cabeça” positiva, já que todas as cabeças pensam na mesma direção.


“Algo que me preocupa nos sistemas educacionais, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos quanto em qualquer outro lugar,  é que você precisa oferecer aos jovens mais do que apenas absorver informações, ensinar matemática, como fazer. É preciso fazê-las analisarem criticamente os dados que elas recebem”, defendeu.


Quando estava na faculdade, ele costumava participar de passeatas militantes e, em determinado momento, começou a reclamar por achar que merecia mais espaço para falar no palco. Mas a resposta de uma professora marcou a sua vida.


“Não é sobre você. É sobre a causa. Sobre os sofrimentos das outras pessoas. Seus sentimentos, seu ego, isso não importa”, falou a professora. Essa frase o fez mudar completamente de perspectiva. “Tive de tirar o meu ego da frente, independentemente da atenção que ganhasse, das oportunidades que eu tivesse para discursar”, disse Obama.


 “Há momentos em que recebemos apenas notícias ruins. Guerra, conflitos. Mas, se você olhar o curso da História, nunca houve um tempo em que as pessoas estivessem mais saudáveis, mais bem educadas, mais tolerantes, menos violentas do que hoje. Não temos uma garantia de que esse progresso vai continuar. Mas devemos ter esperança pelo fato de que o mundo é muito diferente do que há 100 anos. E, por muitos ângulos, melhor. Continuem otimistas”.


Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente. "Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira estar devastada".


O evento reuniu profissionais de grandes empresas para discutir inovação e transformações digitais. A programação contou com mais de 100 palestrantes confirmados e com a apresentação de mais de 50 cases de empresas nacionais e estrangeiras.


 

Fonte: Foto Barack Obama - Pixabay




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas