AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Exportação

Como começar a exportar: 5 passos!

Começar a exportar pode ser uma ótima estratégia para sua empresa. Você já parou para pensar a respeito? Leia nosso post e conheça 5 passos fundamentais!

Começar-exportar
11 de Janeiro de 2022

Milhares de empreendedores encontraram no mercado externo a grande oportunidade para seus negócios. Você já pensou em começar a exportar?



Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão ligado ao Ministério da Economia, o Brasil nunca exportou tanto como no ano de 2021. O recorde alcançou cifras na ordem de 280,4 bilhões de dólares.



A recuperação econômica do mercado mundial, mesmo ainda acontecendo de forma tímida, é o grande responsável pelo resultado positivo do nosso país.



Neste post, apresentaremos 5 passos fundamentais para que sua empresa saiba como começar a exportar. Continue lendo e saiba mais detalhes sobre esse importante e interessante assunto!



Como começar a exportar?


 


Você ainda deve estar lembrado do início da operação da sua empresa ou por ter vivido aqueles momentos, ou por conhecer as histórias que os primeiros empreendedores apresentaram.



Um medo associado a uma vontade muito grande de vencer faz parte dos sentimentos.



A primeira exportação causa a mesma sensação, pois tudo é diferente e parece estar distante da realidade, no entanto, se você cuidar de todos os passos, verá que vender para o exterior é uma aplicação completamente viável e mais que isso apresenta:



  • boas margens de lucro,

  • conquista de credibilidade junto ao mercado interno,

  • abertura de novos locais,

  • melhora significativa dos produtos em função das exigências internacionais,

  • crescimento da operação.


No entanto, para começar a exportar, alguns cuidados precisam ser tomados, conforme apresentamos nas dicas a seguir:



Possua habilitação


 


O primeiro passo para exportar é habilitar sua empresa, ou seja, estar regularizado junto à Receita Federal fazendo a inscrição no Radar, sigla para Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros”.



Também deverá habilitá-la junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).



Esteja atento às legislações


 


Devidamente habilitado, é hora de iniciar uma corrida burocrática para poder emitir todos os documentos legais e deixar a empresa pronta e capacitada para exportar.



Para isso, você deve avaliar, estudar e providenciar os seguintes documentos, certificando-se de que eles estejam prontos já na primeira venda:



  • registro de exportação,

  • nota fiscal,

  • certificado de embarque,

  • conhecimento de transporte,

  • declaração única de exportação (DU-E),

  • packing list.


Você deve estar pensando em como buscar toda essa papelada, porém, tudo isso pode ser realizado junto a uma empresa especializada em soluções logísticas, facilitando os trabalhos e mostrando os melhores caminhos para a regularização de toda a burocracia.



Estude o mercado


 


O estudo do mercado que pode ser realizado paralelamente às outras atividades já citadas é essencial para o sucesso da operação.



Desenvolva um plano estratégico forte, definindo o mercado que pretende atuar, preferencialmente observando incentivos fiscais e facilidades oferecidas para a realização das operações.



Invista na logística


 


Também de forma paralela, enquanto as negociações estão acontecendo, invista na logística.



É hora de buscar por uma empresa especializada no assunto que poderá ajudá-lo a entender detalhes da área e as melhores formas de operacionalizar a exportação.



Nesse momento é oportuno conhecer a AMSTRANS Logistics, uma organização com mais de 20 anos de experiência, considerada TOP 10 no Brasil e certificada pelas mais importantes organizações nacionais e internacionais, atendendo a todas as exigências legais.



Através dessa grande parceria, seu empreendimento conta com o apoio logístico para atuar em todos os portos e aeroportos brasileiros, além de levar seus produtos para mais de 150 países.



Prepare-se para começar a operação


 


Depois de toda essa preparação, esteja pronto para começar as operações de exportação.



Um conteúdo que vale a pena conhecer é o “Aprendendo a Exportar”, desenvolvido pelo Siscomex e que ajudará muito sua empresa a compreender detalhes dessa operação.



Além disso, tenha a AMTRANS Logistics ao seu lado e conte com nossos profissionais que estarão a disposição para ajudá-lo a começar a exportar e encontrar as melhores soluções logísticas para cada uma de suas operações. 



Acesse nosso site e conheça nossa estrutura!


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas