AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Você sabe o que são Demurrage e Detention?

Prazo é essencial para quem lida com logística por isso a importância de conhecer estes dois conceitos. Demurrage e detention são multas que ocorrem quando há demora no tempo de armazenamento e durante o uso de contêineres.

Você sabe o que são
10 de Julho de 2020

Quando os contêineres são enviados, é de suma importância o agendamento da retirada, o envio correto de documentos e a entrega da carga, pois se estiverem incorretos, irão surgir cobranças extras e que podem acarretar problemas.


Qual a diferença entre os dois?


Demurrage



É a cobrança feita sobre a estadia do destinatário em casos que o contêiner permanece no terminal por um período de tempo maior do que aquele contratado junto ao armador. O prazo é calculado a partir da data de chegada do container no porto de destino até a sua retirada. Quando esse tempo excede, cada dia extra em que o contêiner ocupa espaço no porto é passível de multa. 



Detention


Assim como há um prazo para que o contêiner seja retirado do terminal e direcionado ao destinatário, também existe um período para o seu retorno ao porto. Se o contêiner não tiver retornado nesse tempo, é cobrada a detention. Por isso, é responsabilidade do destinatário a retirada do contêiner carregado com as suas mercadorias e retorná-lo vazio. A incidência do detention, ocorre quando o contêiner demora mais tempo que o previsto para que retorne ao seu terminal, fora do prazo acordado.


Em resumo, o demurrage é cobrado quando o contêiner passa tempo demais no porto, enquanto o detention ocorre quando ele demora muito para ser utilizado.  Isso tudo é previsto nos contratos com os portos e com os armadores, em que o cálculo da cobrança é descrito e acordado entre as partes. 


Então, como evitar este tipo de cobrança?


Com um bom operador logístico. A AMTRANS garante todo o suporte necessário para que tudo ocorra dentro do prazo determinado.


Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, ou queira conhecer mais sobre nossos serviços !


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas