AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Seguro internacional de cargas para transportes marítimos

Neste conteúdo você vai descobrir o que seguro internacional de cargas, quais são os tipos existentes e quem contratar para que o trabalho seja bem desempenhado! Confira.

Seguro internacional de cargas para transportes marítimos
07 de Junho de 2021

Você quer entender melhor como funciona o seguro internacional de cargas para transportes marítimos? Esse é um assunto que desperta dúvidas entre os gestores que desejam realizar operações de importação e exportação.


O comércio internacional apresenta uma série de benefícios para quem compra e vende. Porém, por ser uma operação de maior complexidade, o seguro se torna ainda mais importante. Mas, afinal, como funciona o seguro internacional de cargas? E quais são as particularidades dessa contratação?


Neste artigo vamos entender melhor como funciona o seguro internacional de cargas para transportes marítimos. Confira!


O que é o seguro internacional de cargas?


O seguro internacional de cargas para transportes marítimos é um serviço que garante cobertura a eventuais incidentes que possam ocorrer durante o transporte das mercadorias em operações de comércio internacional. Isso inclui perdas, avarias, roubos, extravios e outras situações que poderiam trazer prejuízos.


Portanto, o objetivo desse seguro é cobrir prejuízos causados à carga e indenizar os envolvidos na operação logística. Ou seja, sua contratação é de grande importância para que tanto o proprietário da carga quanto a transportadora responsável pelo frete não tenham nenhum tipo de prejuízo em decorrência de problemas com a carga.


Quais são os tipos existentes de seguros e o que eles cobrem?


O seguro internacional de cargas para transportes marítimos podem ter coberturas integrais ou parciais, seguindo esses tipos de seguro:


Restrita C


Garante os prejuízos com perdas e danos causados ao objeto segurado, decorrentes de acidentes com o meio de transporte. Isso inclui:



  • Incêndio, raio ou explosão;

  • Encalhe ou naufrágio do navio ou embarcação;

  • Abalroamento, colisão ou contato do navio ou embarcação com qualquer objeto externo que não seja água;

  • Descarga da carga em porto de arribada;

  • Carga lançada ao mar;

  • Perda total de qualquer volume, durante as operações de carga e descarga do navio;

  • Perda total decorrente de infortúnio do mar e/ou de arrebatamento pelo mar.


Restrita B


Garantia de prejuízo parcial e perda total da mercadoria em decorrência de acidente com veículo transportador – e pode ter a cobertura de roubo adicionada. Além de todos os incidentes do tipo Restrita C, também inclui:



  • Perda total ou parcial decorrente de fortuna do mar e/ou de arrebatamento pelo mar;

  • Inundação, transbordamento de cursos d’água, represas, lagos ou lagoas, durante a viagem terrestre;

  • Desmoronamento ou queda de pedras, terras, obras de arte de qualquer natureza ou outros objetos, durante a viagem terrestre;

  • Terremoto ou erupção vulcânica;

  • Entrada de água do mar, lago ou rio, na embarcação ou no navio, veículo, container, furgão ou local de armazenagem.


Ampla A


Cobertura para quaisquer danos de causa externa, inclusive roubo da carga – com exceção das causas previstas na cláusula “prejuízos não indenizáveis”.


Além disso, podem ser contratadas coberturas adicionais – como guerras e greves, adicional de transbordo, adicional de classificação de navios, entre várias outras.


Quem contratar para que o trabalho seja bem desempenhado


Já entendemos a importância e os tipos de seguro internacional de cargas para transportes marítimos. Mas como fazer a contratação desse serviço?


A contratação de um seguro internacional de cargas para transportes marítimos segue os Incoterms (International Commercial Terms), que garantem os direitos e deveres de importadores e exportadores. Além dessas normas, a contratação do seguro também varia conforme os riscos que a viagem oferece e termos da operação de compra/venda.


Outro ponto importante é que os seguros de transporte de cargas podem ser contratados pelo importador, pelo exportador ou pelos seus representantes ou operadores logísticos. Trata-se de uma definição que fica acordada durante a negociação entre as partes.


Na prática, o primeiro passo para contratar um seguro de transporte internacional de carga é contar com a assessoria de um parceiro experiente – como a AMTRANS.


Movimentar cargas é uma grande responsabilidade. Aqui na AMTRANS, possuímos experiência para orientá-lo na escolha do seguro internacional mais adequado a sua carga, através de conhecimento técnico e assessoria aplicada, garantindo sua segurança em todos os embarques. Por muito menos do que você imagina. Faça uma cotação e fique tranquilo. Nós cuidamos de tudo para você!


Você já sabia como funciona o seguro internacional de cargas para transportes marítimos? Agora que sabe, acesse e faça uma cotação.





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas