AMcloud

Blog



#Exportação

Quais são as principais exportações do agronegócio brasileiro?

O agronegócio brasileiro vai muito bem e os resultados estimulam empreendedores a continuarem investindo e trazendo riquezas para o país!

Quais são as principais exportações do agronegócio brasileiro?
08 de Novembro de 2022

O agronegócio brasileiro tem alcançado resultados surpreendentes, onde recordes são anunciados mensalmente pela mídia especializada.


 


Apesar da queda do volume de produtos embarcados, a alta dos preços dos alimentos no mercado internacional aumentou os valores das exportações.


 


Esses aumentos, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), alcançaram índices acima da inflação nos últimos 3 anos.


 


Os motivos que levaram a esses acréscimos envolvem causas internas e externas, tais como:



  • fatores climáticos,

  • mercado global por commodities,

  • ruptura na cadeia de insumos,

  • crise energética,

  • efeito cascata da guerra na Ucrânia.


 


Neste post, apresentaremos quais são as principais exportações do agronegócio brasileiro. Continue lendo e conheça detalhes sobre esse interessante assunto!


 


3 exportações destaques do agronegócio brasileiro


 


O ano de 2021 trouxe excelentes resultados para o agronegócio brasileiro, onde, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as exportações alcançaram US$ 120,6 bilhões, um recorde nacional.


 


Os resultados continuam em alta em 2022 e o Brasil deve conquistar novos recordes nesse setor e três produtos merecem destaque:


 


Carne de frango e bovina


 


A carne de frango brasileira continua fazendo sucesso em todo o mundo e as previsões não poderiam ser melhores.


 


Espera-se que em 2022 as exportações desse produto cresçam 6% em volume, o que representará uma alta financeira de 33,3% com relação a 2021, em função do aumento internacional nos preços dos alimentos.


 


Com relação à carne bovina, o Brasil atualmente responde por quase 23% do total exportado em todo o mundo e o ano de 2022 deve fechar com um aumento nas vendas de 17.5% em comparação com o ano anterior.


 


Milho


 


A retomada das exportações do milho também passou a ser uma realidade nesse ano, depois de uma queda nos negócios em 2021.


 


O Brasil poderá ultrapassar os 41 milhões de toneladas nas exportações, um número significativo e que coloca o produto como destaque no comércio exterior do nosso país.


 


Esse recorde brasileiro com relação à exportação de milho aconteceu em 2019, quando alcançou 42 milhões de toneladas embarcadas, portanto, resta aguardar o fechamento de 2022 para avaliar se esse número será batido.


 


Soja


 


Nosso país é o maior produtor de soja do mundo desde 2020 e os resultados desse ano são impressionantes.


 


Estamos batendo recordes na exportação do farelo de soja e apresentando excelentes resultados na venda de grãos.


 


O grande destaque, no entanto, diz respeito ao óleo de soja, ou seja, estamos conseguindo exportar mais valor agregado.


 


Esse aumento de vendas do produto já ultrapassou 25% se comparado ao valor conquistado no ano de 2021, portanto, um novo recorde para as estatísticas brasileiras.


 


Quais são os maiores parceiros comerciais do Brasil?


 


O agronegócio brasileiro é um sucesso internacional e nossos produtos são exportados para todos os continentes do mundo.


 


A demanda por alimentos tende a aumentar em função da população mundial que está próxima de atingir os 8 bilhões de habitantes.


 


Os principais parceiros comerciais do Brasil nos últimos 10 anos no segmento do agronegócio são os seguintes:



  • China,

  • União Europeia,

  • Estados Unidos,

  • Tailândia,

  • Irã.


 


Como um agronegócio brasileiro pode se tornar um exportador?


 


O melhor caminho para que o seu negócio possa ingressar no caminho das exportações está em contar com o apoio das associações nacionais do seu segmento.


 


Através delas, é possível avaliar os incentivos e projetos desenvolvidos pelo Governo Federal e obter informações detalhadas a respeito do mercado.


 


Para isso, vale a pena conhecer:


 



  • ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio,

  • ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne,

  • ABRAMILHO - Associação Brasileira dos Produtores de Milho,

  • ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal,

  • APROSOJA - Associação Brasileira dos Produtores de Soja.


 


 


Além disso, é interessante consultar as associações existentes em seu estado e os canais governamentais de apoio à exportação.


 


Se ainda assim você precisar de mais informações, entre em contato com a AMTRANS Logistics e conheça detalhes a respeito de importação e exportação, somos especialistas em logística, atendendo a milhares de clientes em todo o Brasil!

Fonte: https://cnabrasil.org.br/publicacoes/exportacoes-brasileiras-do-agronegocio-e-balanca-comercial




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas