AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Principais normas e diretrizes para transporte aéreo de mercadorias

Confira a série de benefícios que o transporte aéreo de mercadorias e quais são os principais produtos transportados. Continue lendo!

Principais normas e diretrizes para transporte aéreo de mercadorias
29 de Junho de 2021

O transporte aéreo de mercadorias é uma das principais formas encontradas pelas empresas e pessoas físicas para transportar produtos em longas distâncias. Entretanto, é fundamental ficar de olho nas normas e diretrizes que regulam o tema.


Na prática, o transporte aéreo é o modal que consiste no transporte de cartas e/ou pessoas através de aeronaves. Essa atividade é regulada por normas da Associação de Transporte Aéreo Internacional – sendo que no Brasil a referência é a ANAC.


Neste artigo vamos entender melhor as principais normas e diretrizes para transporte aéreo de mercadorias. Confira.


Benefícios do transporte aéreo de mercadorias


O transporte aéreo de mercadorias reserva uma série de benefícios para as organizações que optam por esse modal. Veja os principais deles:



  • Entrega mais rápido em locais distantes. O modal aéreo permite a entrega de mercadorias em locais remotos com mais agilidade. Em diversos casos, essa entrega pode ser feita em menos de um dia.

  • Viabiliza a entrega de carga perecível e carga viva. Por conta da agilidade do transporte aéreo de mercadorias, esse é o modal ideal para entrega de mercadorias perecíveis ou cuja validade é curta, como remédios, alimentos ou animais.

  • Facilidade no rastreamento. O transporte aéreo de mercadorias pode ser facilmente rastreado, permitindo a consulta de informações em tempo real para que o remetente e destinatário fiquem tranquilos.

  • Segurança no transporte. O transporte aéreo de mercadorias é marcado pela sua segurança. Afinal, os riscos de roubos são bem menores em relação a outros meios de transporte. Além disso, o manuseio da carga é mais eficiente e as chances de avarias são menores.


Principais produtos transportados em modal aéreo


Quando falamos sobre o transporte aéreo de mercadorias, existem alguns produtos que se beneficiam das características desse modal. Entretanto, também é preciso acompanhar as normas que devem ser seguidas para colocar esse transporte em prática.
Veja quais são os principais desses produtos:


Materiais perigosos


Conforme a ONU, as mercadorias perigosas são classificadas conforme suas classes de riscos:



  • Classe 1: explosivos;

  • Classe 2: gases;

  • Classe 3: líquidos inflamáveis;

  • Classe 4: sólidos inflamáveis;

  • Classe 5: substâncias combustíveis e materiais oxidantes;

  • Classe 6: substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas;

  • Classe 7: materiais radioativos;

  • Classe 8: corrosivos;

  • Classe 9: mercadorias perigosas diversas..



Para que seja possível fazer o transporte desses materiais perigosos, é fundamental seguir as recomendações para garantir a segurança. Por isso, o operador aéreo deve garantir que o transporte de artigos perigosos e de produtos controlados siga a normatização específica da carga regulada pela IATA, assegurando a devida identificação para que haja um tratamento adequado desde o embarque até o seu destino final em segurança.


Animais vivos


Por conta da agilidade e infraestrutura, o modal aéreo é recomendado para o transporte de animais vivos. Segundo as normas, os animais devem ser transportados no porão do avião, com diversas normas e regras estabelecidas – incluindo a temperatura, compartimentos de transporte, iluminação, entre outros aspectos.


Produtos perecíveis


Por terem um ciclo de vida curto e de rápida deterioração, os produtos perecíveis possuem uma logística marcada pela complexidade. Eles requerem uma atenção maior para que cheguem ao destino em boas condições.
Justamente por essas características, o transporte aéreo é a opção indicada para o transporte de carga perecível. Para isso, é preciso respeitar algumas normas:
Quando embarcadas, as cargas de produtos perecíveis precisam ter uma etiqueta especial, que as identifique como produtos perecíveis.

É preciso tomar cuidados para a preservação da carga com base nas recomendações sobre temperatura, ventilação, iluminação e prazo.

As embalagens para transporte dos produtos perecíveis também requerem cuidado especial. O mais correto é que cada item tenha uma embalagem específica, considerando suas dimensões e sua natureza.

Questões como manuseio adequado e restrições de empilhamento também devem ser observadas no transporte de produtos perecíveis. Além disso, há casos em que é necessário utilizar mais de um tipo de embalagem para envolver os produtos.


 


Farmacêuticos


O transporte aéreo de medicamentos é a solução encontrada por muitas empresas do ramo farmacêutico para obter ganhos de tempo e segurança na distribuição de remédios.
Por conta do clima tropical brasileiro, é necessário realizar grandes investimentos em refrigeração para viabilizar o transporte de medicamentos. Em grandes distâncias, a rapidez do transporte aéreo evita perdas causadas pela exposição ao calor.


Você já conhecia as principais normas e diretrizes para transporte aéreo de mercadorias? Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas