AMcloud

Blog



#Logística

O que é confirmação de booking e como funciona na AMTRANS?

Você sabe o que é confirmação de booking, sua importância e como a AMTRANS trabalha essa importante etapa da logística internacional?

O que é confirmação de booking e como funciona na AMTRANS?
26 de Dezembro de 2022

O booking é uma ação que envolve o exportador, importador e a empresa que irá realizar o transporte das mercadorias.



Apesar de paga, essa ação é essencial para que se possa garantir um bom espaço no navio e os melhores preços logísticos, facilitando os processos e antecipando-se a possíveis problemas que possam ocorrer.



A experiência nos mostra que quanto menor o espaço de tempo entre a solicitação (reserva de praça) e a data de embarque, maiores as chances de erros nos processos logísticos.



De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mesmo durante a pandemia do Coronavírus, o Brasil continuou com uma alta demanda logística, obtendo crescimento nas exportações e importações.



Diante dessa realidade, problemas como falta de contêineres e consequente aumento no valor dos fretes acabam obrigando as empresas a buscarem por melhores opções, daí, então, a necessidade de fazer o booking, melhorando as condições logísticas e buscando alternativas para diminuir os custos operacionais!


 


O que é confirmação de booking?


Confirmação de booking ou reserva de praça é uma ação necessária para que se garanta um espaço conveniente junto ao transportador das mercadorias, considerando as necessidades e características da carga, além da busca por fretes mais baixos.



Em resumo, apesar de ser um serviço pago, é a maneira mais econômica e inteligente de minimizar possíveis problemas de embarque, quando alguns pontos precisam ser observado, tais como:



  • equacionamento da data de embarque,

  • data de saída da carga,

  • valores a serem cobrados pelo serviço.


Contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto é um facilitador nas operações logísticas internacionais, pois a experiência, conhecimento e relacionamentos existentes facilitam essas operações.



Quais as etapas da reserva?


A confirmação de booking se dá a partir de algumas etapas que precisam estar bem definidas.



Para Isso, são necessárias as seguintes informações:



  • local de coleta e entrega das mercadorias,

  • portos de embarque e desembarque,

  • data de saída e percurso a ser contratado,

  • descrição da carga,

  • tipo de contêiner,

  • peso e tamanho da carga,

  • dados do exportador e importador,

  • tipo de pagamento,

  • definição das responsabilidades (incoterms).


Quanto às etapas, elas são divididas em:



Comercial


A etapa comercial envolve a negociação e comparação de valores para definir o transporte mais adequado para a operação.



Aduaneira


A etapa aduaneira é a que envolve toda a parte burocrática, ou seja, os documentos necessários para a realização da exportação ou importação de mercadorias.



É importante lembrar que apenas com todos os documentos em ordem será possível fazer as movimentações nos portos e liberar as mercadorias.



Logística


Por fim, a etapa logística é a que garante que as mercadorias chegarão ao seu destino de acordo com o planejado, considerando:



  • prazos,

  • qualidade,

  • menor custo de frete.


Como funciona na AMTRANS?


A AMTRANS é uma empresa especializada nesse assunto, oferecendo os seus serviços há mais de 21 anos no mercado brasileiro e internacional.



São mais de 5.000 clientes operando no mercado exterior e desenvolvendo negócios com empresas em mais de 150 países.



A responsabilidade, planejamento e experiência permitem que a AMTRANS esteja à frente das operações, evitando imprevistos e colaborando efetivamente com seus clientes nos processos que envolvem a produção, liberação de mercadorias, confirmação de booking e toda a etapa logística e burocrática envolvidas na logística internacional.



Antecipar processos é sinônimo de assertividade, portanto, solicitar o booking com pouca antecedência pode comprometer a operação, perdendo-se a oportunidade de encontrar as melhores condições para o transporte das mercadorias.



Caso sua empresa precise de ajuda com relação a esse assunto ou queira conhecer mais detalhes a respeito dessa operação, entre em contato e solicite um orçamento. Estamos prontos para conhecer a sua operação e ajudá-lo a encontrar a melhor solução logística para o seu negócio!


 

Fonte: https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/negociando-com-o-importador-1/incoterms




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas