AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Importação

Importação do setor têxtil no Brasil: os desafios e tendências

Você sabe como anda a importação do setor têxtil no Brasil? Leia nosso post e conheça os desafios e as tendências!

Importação do setor têxtil no Brasil: os desafios e tendências
20 de Novembro de 2023

O setor têxtil no Brasil busca, através da importação de tecidos, uma diminuição dos custos e a melhora da sua competitividade junto ao mercado.


 


Alguns países, como a China, Paraguai, Estados Unidos, Vietnã e Bangladesh, oferecem produtos de qualidade que alimentam as máquinas de costura brasileiras e são ótimas oportunidades para importadores que comercializam no mercado interno esses materiais.


 


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), as compras internacionais nesse segmento no ano de 2022 atingiram US$ 5,94 bilhões, o que correspondeu a um aumento de 15,07% se comparado com o ano anterior.


 


Assim, importar pode ser um ótimo negócio, desde que se conheça bem:



  • o funcionamento dos processos,

  • os fornecedores,

  • os cuidados a serem tomados com a logística internacional.


 


Neste post, apresentaremos detalhes do setor têxtil no Brasil, quais os desafios a serem enfrentados e as tendências que podem revolucionar nossas empresas. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!


 


Os principais desafios do setor têxtil no Brasil


 


O setor têxtil no Brasil, quando opta por importar tecidos, tem como principal atrativo os custos, ou seja, é possível realizar excelentes negócios e conquistar bons resultados a partir dessa ação.


 


No entanto, é preciso bastante atenção, pois nem todos os tecidos apresentam bons resultados, portanto, é necessário experiência e um acompanhamento de perto sobre o mercado.


 


Além disso, o avanço das empresas varejistas asiáticas é uma realidade, já que não param de investir em inovação e em processos sustentáveis. Isso as mantém competitivas no mercado internacional.


 


Outro fator importante diz respeito ao nível de exigência do consumidor, que aumentou muito após a pandemia. Além da qualidade dos produtos, o comprador brasileiro deseja facilidades nas compras, ações sustentáveis dos fornecedores e transparência nos processos produtivos.


 


Conheça as tendências que prometem revolucionar o setor têxtil no Brasil


 


O setor têxtil no Brasil é um sucesso, pois, de acordo com a Abit, o ano de 2022 fechou com:



  • 24 mil empresas,

  • 1,2 milhão de empregos,

  • faturamento de R$ 193,6 bilhões.


 


Nossos empreendimentos buscam pela excelência, observando as tendências que vêm sendo trabalhadas e que revolucionam o setor, como, por exemplo:


 


Indústria 4.0


 


A Indústria 4.0, conhecida também como Quarta Revolução Industrial, caracteriza-se pela utilização de tecnologias avançadas que modificam as formas de produção e os modelos de negócios em todo o mundo.


 


Dentre as tecnologias que passam a ser realidade no dia a dia do setor têxtil no Brasil, são destaques:



  • inteligência artificial,

  • robótica,

  • internet das coisas,

  • computação em nuvem.


 


Sustentabilidade e produtos inteligentes


 


As indústrias do setor têxtil precisam se adequar às leis vigentes com relação à sustentabilidade, mas, muito além disso, vem trabalhando para diminuir os impactos ambientais causados por suas linhas produtivas.


 


E mais que isso, desenvolvem produtos inteligentes que respondem aos estímulos do meio ambiente, como peças fabricadas que conseguem monitorar a ação dos raios UV ou ainda resistentes à água e que regulam a temperatura.


 


Experiência do consumidor


 


A experiência do consumidor é a terceira tendência a ser incorporada pelo setor têxtil no Brasil, afinal, as compras são realizadas, em grande parte, através da internet, possibilitando que lojas de todo o mundo estejam disponíveis aos usuários da rede mundial de computadores.


 


Para alcançar sucesso, é preciso combinar:



  • preço,

  • qualidade,

  • atendimento.


 


Como se observa, a importação do setor têxtil no Brasil é uma possibilidade muito atraente, quando se torna possível disponibilizar ao consumidor uma grande variedade de produtos.


 


Agora que você conhece mais sobre esse assunto, vale a pena acessar o site da AMTRANS e conferir os serviços logísticos internacionais que estão disponíveis para sua empresa nesse segmento, onde somos especialistas!


 


Fontes:


https://www.abit.org.br/


https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas