AMcloud

Blog



#Importação

Importação de pneus: o que você precisa saber sobre essa operação?

A importação de pneus é uma excelente opção no mercado, no entanto, alguns cuidados são necessários para se obter sucesso. Leia e confira!

Importação de pneus: o que você precisa saber sobre essa operação?
16 de Janeiro de 2024

A importação de pneus é um mercado muito interessante e lucrativo, afinal, estamos falando de um item indispensável para a gigantesca frota de veículos que existe em nosso país.


 


De acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2022 fechou com mais de 115 milhões de veículos circulando no território nacional.


 


Para 2024, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima um crescimento de 7% nas vendas, portanto, o ingresso de 2,45 milhões de unidades.


 


Os pneus acompanham essa tendência, uma vez que, além de alimentar os novos veículos que entram no mercado, eles precisam substituir periodicamente aqueles que já estão em circulação.


 


Aspectos a serem considerados para uma importação de pneus bem-sucedida


 


Como pode se observar, os números são convidativos para que operações envolvendo a importação de pneus sejam realizadas, no entanto, o atendimento à regulamentação e importantes aspectos precisam ser considerados para que resultados positivos ocorram.


 


Exigências


 


A importação de pneus precisa atender as normas que envolvem os impactos ambientais e a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão normativo destinado a assegurar a qualidade e segurança de produtos e serviços no Brasil.


 


Para isso, as exigências do Inmetro precisam ser atendidas, garantindo a conformidade e eficiência dos produtos a serem importados.


 


A melhor maneira para garantir o sucesso dessa operação é buscar por fornecedores que possuem produtos homologados e certificados por essa instituição.


 


Impostos incidentes


 


Os impostos envolvendo a importação de pneus podem mudar de acordo com a sua utilização (carga ou passeio) e os percentuais também são diferenciados para carros e motocicletas.


 


Até 2023, os pneus destinados a veículos de carga possuíam isenção de impostos, no entanto, essa situação se modificou visando criar uma proteção para a indústria nacional.


 


Torna-se necessário uma constante avaliação a esse respeito, pois leis podem mudar e as tarifas fazem parte da planilha de custos da operação, sendo necessário estar atento a:



  • imposto de importação,

  • IPI,

  • PIS,

  • Cofins,

  • ICMS,

  • taxas estabelecidas pelo Governo.


 


Parceiros internacionais


 


A importação de pneus alcançou os US$ 904 milhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 40% se comparado com o mesmo período do ano anterior.


 


É importante lembrar que essa situação ocorreu mesmo diante da retomada dos impostos sobre os pneus utilizados em veículos de carga.


 


Os maiores parceiros internacionais nessa modalidade de negócios são:


 



  • China - 35,8%,

  • Vietnã - 13,8%,

  • Índia - 8,9%.


 


 


Além desses, outros países asiáticos também fornecem os seus produtos, como: Tailândia, Malásia, Japão e Sri Lanka.


 


Um pequeno percentual vem da Argentina e dos Estados Unidos.


 


Modais utilizados


 


Basicamente, toda a importação de pneus no Brasil ocorre através do modal marítimo, mesmo que as opções aérea e rodoviária (compras realizadas na América do Sul) possam ser utilizadas.


 


Isso se dá em função dos custos e da eficiência logística que os navios oferecem, especialmente porque, tanto a China como os outros principais fornecedores, estão localizados na Ásia, situação que remete a preferência pelo transporte marítimo.


 


Desembaraço aduaneiro


 


Certamente você já deve ter percebido que a importação de pneus é uma ótima oportunidade de negócio, no entanto, exige cuidados para que tudo ocorra da maneira correta, para garantir a lucratividade da operação.


 


O desembaraço aduaneiro no Brasil para esse tipo de produto tem a preferência pelos portos localizados no estado de Santa Catarina, seguido por São Paulo.


 


Além de Itajaí, porto que mais movimentou pneus no Brasil em 2023, o estado de Santa Catarina conta ainda com os portos de São Francisco do Sul, Imbituba, Navegantes e Itapoá.


 


A preferência ocorre em função das vantagens oferecidas pelo estado, como:



  • incentivos tributários e fiscais,

  • infraestrutura logística,

  • facilidades no desembaraço aduaneiro,

  • transações mais baratas.


 


Contar com um parceiro qualificado é fundamental para que se tenha sucesso nas operações envolvendo a importação de pneus, portanto, vale a pena conhecer as soluções AMTRANS voltadas ao setor automotivo!


 


Fontes:


https://www.ibge.gov.br/


https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2023/12/07/montadoras-esperam-alta-de-7-nas-vendas-de-veiculos-novos-em-2024.htm


https://www.gov.br/inmetro/pt-br


https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/comercio-exterior-fixa-taxa-para-importacao-de-pneu-de-carga-e-resina


https://frotacia.com.br/mesmo-o-retorno-da-aliquota-importacao-de-pneus-cresceu-40


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas