AMcloud

Blog



#Importação

Importação de autopeças: como otimizar os custos nas operações?

É possível otimizar os custos nas operações envolvendo importação de autopeças? Leia nosso post e conheça detalhes a esse respeito!

Importação de autopeças: como otimizar os custos nas operações?
10 de Julho de 2023

A importação de autopeças pode trazer diferenciais e muitas vantagens para as empresas ligadas ao setor automobilístico.


 


Conforme o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao final do ano de 2022 estavam circulando no país mais de 115 milhões de veículos.


 


São mais de 60 milhões de automóveis, onde a idade média desses veículos é de 10 anos e 9 meses.


 


O desgaste e a necessidade de manutenção da frota, colabora para que o mercado de peças continue evoluindo e trazendo bons resultados para fabricantes, distribuidores e lojistas.


 


Neste post, apresentaremos meios de otimizar os custos das operações envolvendo a importação de autopeças. Continue lendo e saiba detalhes a respeito!


 


Peças que podem ser importadas


 


No Brasil, a maioria das autopeças podea ser importada, no entanto, algumas delas precisam atender às exigências estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).


 


Esse é o caso, por exemplo, de peças que precisam apresentar certificações, tais como:



  • lâmpadas,

  • rodas,

  • vidros.


 


Além disso, baterias e pneus necessitam de uma licença especial para a importação, pois precisam estar adequadas às exigências dos órgãos ambientais brasileiros.


 


No demais, uma grande parte de itens pode vir do exterior sem qualquer tipo de aprovação ou pré-requisito, portanto, torna-se uma excelente possibilidade de negócios, especialmente em função dos preços que na maioria das vezes são vantajosos.


 


Maneiras de otimizar os custos nas operações de importação de autopeças


 


A competitividade internacional, por si só, já traz boas possibilidades na importação de autopeças a preços diferenciados.


 


Mesmo com os custos tributários estabelecidos pelo governo brasileiro, são muitos os casos onde comprar do exterior traz grandes vantagens.


 


Um fato importante, que faz a diferença, é que o Governo reduziu substancialmente as tarifas sobre as peças não fabricadas no país, portanto, esteja atento a essas possibilidades.


 


Além disso, vale a pena conhecer outras duas situações que definitivamente otimizam esses custos:


 


Benefícios fiscais


 


Estar atento aos benefícios fiscais concedidos pelos governos (federal e estadual) é muito importante para obter vantagens e incentivos.


 


Existem algumas práticas que o governo utiliza para apresentar vantagens em termos tributários, tais como:



  • isenção fiscal,

  • redução de taxas,

  • amortizações,

  • diferimento.






Agora que você conhece mais a respeito desse assunto, leia também nosso post que apresenta a importação e exportação aérea de automotivo: o que você precisa saber!


 


Fontes:


https://www.ibge.gov.br/


https://www.gov.br/inmetro/pt-br


https://alagoas.al.gov.br/





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas