AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Feriado Chinês: A importância de antecipar seus embarques

Entenda o impacto do Feriado Chinês de Ano Novo Lunar para o comércio internacional e descubra a importância de antecipar seus embarques.

Feriado Chinês: A importância de antecipar seus embarques
08 de Dezembro de 2021

Quando se trata de comércio internacional, eventos específicos tendem a desencadear um aumento na demanda – incluindo Black Friday, Cyber Monday, Hanukkah e Natal, que ocorrem em um pequeno intervalo de tempo e criam uma alta demanda para remessas e operações. Mas, você já conhece os impactos do Feriado Chinês para comemoração do Ano Novo Lunar?


O Ano Novo Lunar é um feriado chinês celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente na China e no Sudeste Asiático. Durante o Ano Novo Lunar, muitas empresas da região fecham as portas para celebrar as datas comemorativas. Para as empresas de logística e aquelas que dependem delas, isso pode representar atrasos significativos nas remessas, o que pode impactar negativamente a cadeia de suprimentos. No entanto, com a preparação estratégica, as empresas podem se preparar para atrasos nos feriados e continuar as operações sem interrupções durante o Ano Novo Chinês.


Quer entender melhor a importância de antecipar seus embarques para lidar com o Feriado Chinês? Então acompanhe logo a seguir!


O que é o Feriado Chinês?


Os países asiáticos são guiados por culturas e tradições. Por conta disso, existem algumas datas que impactam no funcionamento das empresas e afetam as operações de comércio internacional.


Em especial, o Feriado Chinês de Ano Novo Lunar, que é uma referência à data adotada por diversos países orientais, que celebra o início de um novo ano e segue o calendário lunissolar, considerando as fases da lua e a posição do Sol. Por isso, a celebração começa no primeiro dia em que a lua está na fase nova.


Em 2022, o Feriado Chinês de Ano Novo Lunar será de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. Nesse período, ocorre uma paralisação na produção, venda e logística. O retorno programado às atividades acontecerá no dia 7 de fevereiro, de acordo com o calendário chinês.


Ou seja, este Feriado Chinês representa o fechamento da maioria das fábricas e locais de produção. Além disso, a produção real pode ser interrompida uma semana antes do Ano Novo Chinês, com algumas fábricas sendo retomadas um mês após todas as comemorações.


Este longo feriado permite que os trabalhadores nas grandes cidades viajem de volta às suas cidades natais para celebrações familiares e reuniões. O ‘chunyun’ (migração de primavera) é o maior movimento em massa de pessoas no mundo.


Além disso, é importante ficar atento a outras datas chinesas de recesso:


Festival Qing Ming | 3 – 5 de abril


Dia do Trabalhador | 1 de maio


Festival Dragon Boat | 3 – 5 de junho


Golden Week – Feriado Nacional | 1 – 7 de outubro


Impactos do Feriado Chinês na cadeia de abastecimento


A China é um dos principais países exportadores e importadores do mundo. Portanto, esse período de recesso por conta do Feriado Chinês tem um impacto relevante na economia mundial – e também pode afetar as operações internacionais das empresas brasileiras.


Veja alguns dos principais impactos do Feriado Chinês na cadeia de abastecimento:


Por conta do Feriado Chinês, o envio de cargas pode ter atrasos de até um mês.


O fechamento das indústrias interrompe as produções da China por, pelo menos, uma semana – podendo levar à escassez de determinados produtos.


Além do impacto na produção de empresas chinesas, outros países da Ásia podem ser afetados pelo Feriado Chinês. Afinal, parte dos processos de produção podem estar ligados diretamente à China.


Para se antecipar ao Feriado Chinês, muitas empresas estocam mercadorias o suficiente para cobrir suas necessidades por até um mês após o feriado do Ano Novo Chinês. Isso pode levar a uma corrida de cargas antes do feriado.


As remessas devem ser feitas no porto de carregamento na China pelo menos dez dias antes do início do Ano Novo Chinês. Caso contrário, você pode encontrar taxas de armazenamento desnecessárias no porto e nos aeroportos.


Todas as remessas devem ser reservadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência, pois o espaço é preenchido com extrema rapidez. Os embarques planejados para embarque após o feriado geralmente serão enviados uma semana após a reabertura do porto.


A importância de antecipar o embarque de cargas


Se você tem vínculos comerciais com o sudeste da Ásia e a China, precisa se planejar para o Feriado Chinês. Isso significa compreender os pedidos  que você precisa e os prazos que você deve cumprir. Pense em como você pode coordenar melhor com seus parceiros da cadeia de suprimentos para resolver quaisquer bloqueios. Use uma abordagem holística que não se concentre apenas no envio, mas também no carregamento e no armazenamento.


É importante pensar em toda a estrutura de transporte, incluindo remessa, transporte por caminhão e armazenamento, para que uma interrupção em qualquer seção da cadeia de suprimentos não afete sua produção.


Os relacionamentos que você construiu com os fornecedores serão fundamentais para lhe dar uma vantagem extra quando as redes de transporte estiverem obstruídas por demanda adicional. Você também será capaz de atender melhor às necessidades de seus clientes, pois já terá capacidade de contingência construída.


Com esses cuidados e trabalhando com seus parceiros para antecipar o embarque de cargas, é possível lidar com os desafios sem um aumento nos custos e outros impactos negativos.


AMTRANS: a parceira ideal para realizar a antecipação dos seus embarques


A melhor maneira de se preparar para lidar com a antecipação necessária por conta do Feriado Chinês é contar com os parceiros certos. O conhecimento sobre o comércio internacional é muito importante para garantir o sucesso dessas operações para a sua empresa. E contar com o auxílio de um especialista pode tornar tudo mais fácil e eficiente!


A AMTRANS é especialista em soluções logísticas e pode ajudá-lo nas operações de comércio internacional conforme as necessidades do seu negócio. Além disso, você garante que suas transações ocorram de forma segura e eficiente.


Aqui na AMTRANS nós investimos em especialistas que entendem do seu mercado e oferecemos soluções completas para a logística da sua carga de importação ou exportação. Cuidamos de toda a operação e burocracia (controle de PO, coleta, entrega, liberação alfandegária) com alta eficiência para você.


Encontre as melhores soluções de importação para a sua empresa. Conte com a AMTRANS!





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas