AMcloud

Blog



#Exportação

Exportações de gergelim crescem mais de 250%

Você sabia que as exportações de gergelim cresceram mais de 250% e as previsões indicam um aumento de produção para a próxima safra?

Exportações de gergelim crescem mais de 250%
15 de Abril de 2024

O gergelim é uma oleaginosa muito consumida no oriente e que chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos portugueses, através de suas colônias localizadas na Índia.


 


As áreas tropicais da África e Ásia são consideradas os locais de origem desse produto que ganhou notabilidade a partir da década de 1980, quando alguns agricultores do estado do Mato Grosso iniciaram uma pequena plantação.


 


Curiosamente, o Brasil se tornou o segundo maior fornecedor de sementes de gergelim para a Índia em 2022, tendo exportado 2,7 mil toneladas para aquele mercado.


 


Esse produto se adapta bem a locais de pouca chuva e sua semeadura pode ser feita após o fim da janela de outros cultivos, como ocorre no Mato Grosso.


 


Por lá, o cultivo desse produto acontece após o término da janela de semeadura do milho na segunda safra, portanto, é uma ótima opção que traz um excelente retorno econômico.


 


Para saber mais, basta continuar conosco e conferir detalhes!


 


A produção de gergelim no Brasil


 


Como vimos, a produção contínua do gergelim se iniciou no Brasil na década de 1980.


 


Agricultores da cidade de Canarana, estado do Mato Grosso, acreditaram no projeto e atualmente a área plantada no município atinge 361 mil hectares, produzindo 174 mil toneladas do produto, o que significa 300 vezes mais do que se plantava em 2013.


 


O grande motivador dos produtores ocorre em função dos seguintes aspectos:



  • aproveitamento entre safras,

  • baixo custo de produção,

  • alta rentabilidade.


 


O mercado internacional já enxerga o Brasil como uma ótima opção para a importação de gergelim, como é o caso da China que recentemente pediu um acordo fitossanitário para iniciar a entrada de nossos produtos naquele país.


 


É importante lembrar que a China possui 50% da demanda global de importações desse produto.


 


Para fechar as estatísticas, a exportação dessa semente alcançou 151 mil toneladas em 2023, um crescimento de 257% se comparado ao ano anterior.


 


Os maiores parceiros comerciais do Brasil na exportação de gergelim


 


O mundo vem consumindo cada vez mais o gergelim, prova disso é que a produção dobrou na última década, saindo de 10 milhões para 20 milhões de toneladas no planeta.


 


Em 2023, a Índia passou a ser o maior parceiro brasileiro nesse produto, quando foram comercializados US$ 78 milhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe).


 


Além da Índia, também fizeram parte de nossas exportações:



  • Turquia,

  • Guatemala,

  • Arábia Saudita.


 


O modal marítimo tem sido o escolhido para a remessa desse produto para o exterior, em razão dos custos e da segurança dos processos.


 


Conforme o Ibrafe, esse é um mercado gigante que está apenas despertando, portanto, grandes oportunidades e negócios vêm por aí.


 


Ações estratégicas do governo brasileiro para impulsionar a exportação de gergelim


 


O governo brasileiro vem trabalhando intensamente para impulsionar a exportação do gergelim.


 


Além de promover nossos produtos através de ações internacionais organizadas pela Agência Nacional de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pesquisas estão sendo realizadas no manejo dessa cultura, visando:



  • menores perdas na colheita,

  • melhora na qualidade dos grãos,

  • desenvolvimento de novas cultivares,

  • garantia de uma produção sustentável.


 


O conjunto dessas ações, associadas a um aumento do interesse do mercado mundial pelo gergelim brasileiro, faz com que grandes oportunidades possam ser alcançadas.


 


Se a sua empresa deseja fazer parte do sucesso dessas exportações, conte com a AMTRANS, uma empresa especializada em logística internacional que pode colaborar de maneira efetiva com o seu empreendimento!


 


Fontes:


https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/168806/1/Gergelim-nova-versao.pdf


https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas


https://brasil61.com/n/canarana-mt-completa-43-anos-nesta-quinta-feira-15-bras2410946


https://www.ibrafe.org/


https://apexbrasil.com.br/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas