AMcloud

Blog



#Exportação

Exportação de produtos florestais como funciona

O Brasil é um dos líderes na exportação de produtos florestais, em especial da celulose. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso post.

Exportação de produtos florestais como funciona
12 de Julho de 2022

Nos últimos anos a exportação de produtos florestais impulsionou o mercado desse setor, fazendo com que o Brasil esteja entre os maiores exportadores do mundo, em especial de celulose. 



O clima e o solo favorável aliados ao uso de tecnologias modernas vêm contribuindo de forma efetiva na produtividade da celulose, principal produto florestal exportado.



Segundo publicação no portal Página Rural, no primeiro trimestre de 2022 tanto a produção de celulose quanto a fabricação de papel mostraram excelente crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.



Nos primeiros três meses do ano foram produzidas:



  • 5,8 milhões de toneladas de celulose, um avanço de 6%, 

  • 2,7 milhões de toneladas de papel, um aumento de 4,3%.


No mesmo período a balança comercial do setor apresentou um aumento de 45,9% e a exportação impulsionou esse crescimento.



Dados sobre a exportação de produtos florestais


Segundo dados da 69ª edição do Cenários Ibá, no primeiro trimestre de 2022 a exportação da celulose, no Brasil, teve um aumento de 14,4% comparado com os primeiros três meses de 2021.



Em relação ao papel, foram comercializadas com outros países, nesse período, um total de 622 mil toneladas do produto. 



O valor exportado no trimestre chegou a US$ 2,5 bilhões, representando um aumento de 38,6%, comparados com o mesmo período do ano passado.



Conforme já apresentamos, esses números impulsionaram a balança comercial com base em produtos florestais, no trimestre, elevando ao patamar de crescimento de 45,9%.



Como é realizada a exportação de produtos florestais?


O setor brasileiro de papel e celulose tem grande impacto na economia brasileira.



O volume de exportação de produtos florestais tem apresentado significativo aumento e a tendência é os índices continuarem crescendo, em especial a venda da celulose que é insumo básico para a fabricação de embalagens e do papel já produzido.



Para atender o mercado, o Brasil a cada dia se aperfeiçoa na forma de produzir a matéria-prima. Criando, inclusive, a cada dia alternativas mais sustentáveis para atender a demanda do mercado interno e externo. 



Para isso, as empresas utilizam da biotecnologia para melhorar todos os processos de produção, nos tornando uma referência no mercado mundial.



Ou seja, para garantir a alta eficiência o Brasil as empresas do setor investem em tecnologias e soluções inteligentes para otimizar todo o processo de produção e de envio.



Claro, que a empresa também precisa cumprir com as portarias e regulamentações para exportar esse tipo de carga. 



A maior parte de toda a operação é realizada através do porto de Santos, já que o modal marítimo é o mais utilizado pelas empresas que exportam.  



O Paraná também tem destaque no quesito transporte, tanto por meio do porto de Paranaguá quanto no transporte rodoviário.



Quais os principais destinos dessas exportações?


O principal destino da exportação de produtos florestais, em especial da celulose produzida no Brasil, é a China.  O segundo maior mercado é a Europa e o terceiro os Estados Unidos.



Os três mercados representam em média 82% do total das exportações de celulose.



Em relação ao papel, a grande concentração de exportadores fica na América Latina. Os países latinos também são as nações que mais compram painéis de madeira do Brasil.



Agora que você conferiu os números do mercado relacionados à exportação de produtos florestais, que tal conhecer nossas aplicações logísticas de transporte de papel e celulose para você melhorar toda a sua operação?



Acesse nosso site e conheça nossas soluções.


 

Fonte: https://www.paginarural.com.br/noticia/299451/producoes-de-celulose-e-papel-avancam-no-primeiro-trimestre-diz-iba




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas