AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Comunicado Impactos do Covid-19 na Navegação

Neste comunicado fique por dentro do cenário atual dos fretes marítimos e o que pretendem fazer as transportadoras, neste período.

Comunicado Impactos do Covid-19 na Navegação
17 de Junho de 2021

Todos os setores da economia sofreram profundos impactos causados pela pandemia do Coronavírus. A AMTrans faz a atualização do cenário, alterado pela Covid-19, a fim de manter informados todos os seus parceiros.


Por conta da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 registrou recorde nos atrasos e escassez de contêineres transpacíficos, e isso afetou toda a cadeia de fornecimento, inclusive para o Brasil e para a América Latina.


Cenário atual dos fretes marítimos


Diversos são os problemas enfrentados pelas transportadoras. Entre eles:


A restrição de mão-de-obra, ocasionada pela adoção da quarentena em diversos países;
Terminais portuários congestionados, diminuindo a produtividade operacional;
Atrasos no ciclo dos contêineres para liberação e devolução.
O mercado está com demanda volátil, e a fim de superar os desafios operacionais causados ​​pela pandemia, como o congestionamento nas cadeias de suprimentos globais, diversas empresas transportadoras estão implementando mudanças em sua rede.


Em diversas regiões do mundo, transportadoras estão sobretaxando o congestionamento para cargas, como as provenientes ou com destino à Alemanha, Bélgica e Holanda.


Há também a inclusão de taxas mais altas sobre cargas com destino aos EUA, vindas de Austrália, Oriente Médio e Índia, além de sobretaxas de cargas que partem dos EUA e são enviadas para a América Latina.


Transportadoras pretendem reduzir prazos


As operadoras e as transportadoras marítimas pretendem, agora, reduzir os prazos para conseguir suprir a demanda, que continua elevada.


Para cumprir os prazos, as transportadoras estudam mudanças no gerenciamento de toda a rede de transportes e alterações na logística.


Entre essas mudanças, estão:



  • Aumento da transparência e fortalecimento dos relacionamentos com fornecedores e compradores;

  • Desenvolvimento de ações que criam mais visibilidade dentro das cadeias de suprimentos;

  • Alteração do foco em custos baixos e estoque enxuto, para um que prioriza estabilidade;

  • Incremento de novas tecnologias e processos de negócios inovadores que melhoram a eficiência e a resiliência da cadeia;

  • Diminuição do foco em modelos de manufatura just-in-time (JIT).

  • Apesar de incerto, o cenário começa a apresentar respostas mais otimistas para o setor.


Contudo, é fundamental que importadores e exportadores façam a programação para o período de fim de ano com antecedência, levando em consideração todas essas possibilidades apresentadas nessa Atualização Covid-19.


A AMTrans trabalha para minimizar o impacto no fluxo logístico e continuar oferecendo soluções completas para a logística da sua carga de importação ou exportação.


Seguimos à disposição para garantir todo o suporte necessário nas suas operações internacionais!


Até logo.
Abraços!





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas