AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Complexo Portuário de Itajaí recebe o primeiro navio “gigante” .

O primeiro navio de classe conhecido por “Megaships”, representados por embarcações com até 350 metros de comprimento e capacidade para transportar até 12.000 TEUS (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), chegou nesse final de semana ao Complexo Portuário de Itajaí.

Complexo Portuário de Itajaí recebe o primeiro navio “gigante” .
01 de Junho de 2020

A embarcação EVER LAUREL do armador EVERGREEN , com 334,98 metros de comprimento e 48,80 metros de largura (boca), bandeira de Singapura e capacidade para transportar até 8452 TEUs, veio do Porto de Paranaguá (PR) e atracou no berço 02 da Portonave às 11h:55 minutos desse domingo (31/05). Nessa segunda-feira (01/06) foi realizada a manobra de saída da embarcação, que é a primeira manobra com giro de nova etapa na área da nova Bacia de Evolução.


A manobra teve início às 10 horas, com o navio rebocado de popa (ré) até a Baia Afonso Wippel (Saco da Fazenda), área em que está localizada a nova bacia. Já posicionado, ele concluiu um giro de 180° e seguiu seu trajeto marítimo rumo ao Porto de Montevideo (Uruguai). A manobra foi encerrada com sucesso às 11h20min.


Para garantir a segurança de todos que utilizam o canal, já que essa é considerada uma manobra especial, o acesso ao Complexo Portuário de Itajaí foi interditado durante a entrada e saída do navio. Com isso, ficaram paralisadas as atividades do ferry boat, da Marina Itajaí e a navegação de embarcações pesqueiras.


A manobra foi coordenada e monitorada pela Superintendência do Porto de Itajaí, pela Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí), pela Praticagem, pelos Terminais Portuários (APMT e Portonave) e pela empresa de rebocadores.


Em terra, o bloqueio da entrada e saída do ferry boat, bem como a organização do trânsito durante sua paralização, em Itajaí e Navegantes, foi organizada pelos inspetores da Guarda Portuária e pela Codetran (Itajaí) e Navetran (Navegantes).


Os estudos técnicos e projetos de engenharia para a nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí tiveram início em 2012. Por estar localizada entre os berços de atracação do Porto de Itajaí (APM Terminals) e Portonave, a área da antiga da bacia era limitada e não permitia a manobra de navios maiores.


A Baia Afonso Wippel foi sugerida por um dos mais antigos práticos de Itajaí, e dentre todos os locais apresentados foi, de acordo com estudos técnicos, o mais adequado para a nova área de manobras.


A obra será realizada em duas etapas. Na primeira etapa, já concluída, a bacia tem 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade e habilita o Complexo a receber navios de até 350 metros de comprimento. As obras dessa etapa foram finalizadas em setembro de 2019, após a realização de diversas fases, necessárias para sua conclusão e encaminhamento de documentos para sua homologação: estudos técnicos, dragagem, alteração dos molhes, nova sinalização náutica, aprovação por parte da Autoridade Marítima, treinamento da Praticagem, entre outras frentes de trabalho.


A primeira manobra na área da nova bacia de evolução foi realizada em 16 de janeiro de 2020, com uma manobra de navegação a ré (popa), até então inédita na América do Sul. O navio Valor, de 300 metros de comprimento, foi o primeiro de 12 navios de até 306 metros manobrados na área da Bacia em caráter especial. Com a autorização da Autoridade Marítima para a realização dessas manobras em caráter normal, foi autorizada a realização de mais uma fase de manobras especiais, agora com navios de até 350 metros.


Representantes e autoridades da comunidade portuária e empresarial de Itajaí e Navegantes estiveram reunidos com senadores e deputados federais do Fórum Parlamentar Catarinense para a entrega de uma carta de apoio institucional para o início das obras da segunda etapa de readequação dos acesos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, essa etapa permitirá ao Complexo receber navios de 366 metros até 400 metros de comprimento.


 


 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTO DE ITAJAÍ




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas