AMcloud

Blog



#Logística

Como passar pela troca de parceiro logístico sem problemas?

Saiba como efetuar a troca de parceiro logístico sem dificuldades, garantindo bons serviços e lucratividade nas operações. Leia e confira!

Como passar pela troca de parceiro logístico sem problemas?
06 de Junho de 2022

Muitas empresas, na medida do crescimento de suas operações, são obrigadas a fazer a troca de parceiro logístico.



Isso ocorre em função da demanda existente e da falta de capacidade de atendimento de muitos agentes de carga, que não possuem uma estrutura adequada para cumprirem com seus compromissos, ocasionando problemas operacionais e financeiros que poderiam ser evitados.



As obrigações e detalhes que envolvem a área de logística, especialmente quando se refere a negócios do comércio exterior, são muitas.



Segundo o Portal da Indústria, dentre as 10 maiores dificuldades que as empresas encontram para exportar, duas delas estão diretamente relacionadas a atividades envolvendo a área de logística:



  • burocracia,

  • infraestrutura de transporte.


Neste post, apresentaremos o que fazer para passar pela troca de parceiro logístico, melhorando os processos de negócios com o mercado internacional e evitando problemas operacionais. Continue lendo e saiba mais a respeito!



Motivos para trocar de parceiro logístico


Os motivos para trocar de parceiro logístico, normalmente, envolvem a falta de apoio, conhecimento técnico e capacidade de realizar um bom atendimento com relação a geração da documentação (burocracia) e as atividades operacionais referente à busca das melhores opções de transporte.



Trabalhar as exportações e importações exige conhecimento de causa, para isso é necessário que se possa contar com uma empresa que possua profissionais especializados no assunto e nos diversos setores que envolvem as operações internacionais.



Isso significa que não basta apenas mudar, é preciso avaliar detalhadamente o que os candidatos efetivamente oferecem para prestar os serviços logísticos e mais do que isso, como cumprem com as suas obrigações.



Como passar por essa troca de parceiro logístico?


A troca de parceiro ocorre em função de situações que acabam prejudicando os negócios, como, por exemplo:



  • avarias e deficiências nas entregas,

  • profissionais não capacitados para a realização dos processos,

  • falta de apoio da empresa contratada ao planejamento logístico do seu empreendimento,

  • má qualidade nos serviços prestados.


Para passar pelo processo de troca, é indispensável uma avaliação pormenorizada com relação ao mercado, onde a constante atualização e conhecimento internacional é indispensável no novo parceiro a ser contratado, possibilitando um atendimento de qualidade, inclusive nos momentos de aumento de demanda.



O novo parceiro logístico precisa estar capacitado a realizar as suas obrigações em todos os portos e aeroportos do Brasil, além de possuir o reconhecimento do mercado e certificações que atestem a sua capacidade técnica.



Como escolher um novo parceiro logístico?


Para escolher o novo parceiro logístico, sua empresa precisa avaliar:



  • experiência da empresa no segmento,

  • reconhecimento da empresa no mercado internacional,

  • quantidade de clientes atendidos,

  • qualidade no atendimento a esses clientes,

  • número de países nas quais realiza operações,

  • histórico de transportes realizados,

  • nível de envolvimento nos processos logísticos,

  • possibilidade de flexibilidade e adaptação a novas situações.


É fundamental que esse conjunto de características façam parte do histórico e do dia a dia do parceiro logístico, quando, então, sua empresa poderá focar as energias nas negociações e possibilidades que o mercado apresenta.



Muitas vezes a troca de parceiro logístico é essencial e estratégica para que mudanças positivas se processem nos negócios internacionais.



Os bons resultados ocorrem a partir de processos bem organizados e definidos, onde clientes estejam satisfeitos e sua empresa possa contar com parcerias duradouras e que tragam resultados que possibilitem o alcance dos objetivos.



Se sua organização está desejando realizar a troca de parceiro, conheça a Amtrans Logistics, um agente de carga que, desde 2001, colabora e participa de todas as etapas da logística internacional, atendendo milhares de empresas de todo o Brasil!



Fontes:


 


https://www.fazcomex.com.br/blog/comercio-internacional-o-que-e/


 

Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/subportais-aduana-e-comercio-exterior/intervenientes/habilitacao-em-sistemas-aduaneiros/agente-de-carga




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas