AMcloud

Blog



#Logística | Importação | Exportação

Como funciona o transporte marítimo de produtos químicos?

Você sabe como funciona o transporte marítimo de produtos químicos? Leia nosso post e conheça detalhes a esse respeito!

Como funciona o transporte marítimo de produtos químicos?
22 de Maio de 2023

O transporte marítimo de produtos químicos exige cuidados especiais, afinal, trata-se da movimentação de materiais que podem causar sérios acidentes.



A legislação brasileira, de acordo com a Lei nº 10.233/2001, estabelece a regulamentação para o transporte de produtos considerados perigosos.



De acordo com esse documento, leis e normas foram estabelecidas e precisam ser atendidas por todos os envolvidos nos processos.



O objetivo é garantir segurança e qualidade no transporte desses materiais em território ou mar territorial brasileiro, inclusive nos processos que envolvem exportação e importação.



São exemplos de produtos químicos:



  • líquidos inflamáveis,

  • baterias de lítio,

  • fertilizantes,

  • materiais radioativos,

  • explosivos,

  • gases,

  • tintas automotivas.


Neste post, abordaremos o funcionamento do transporte marítimo de produtos químicos, seus desafios e como superá-los com qualidade e segurança. Continue lendo e saiba detalhes a respeito! 



Os fatores que envolvem o processo de transporte marítimo de produtos químicos


O transporte marítimo de produtos químicos precisa de cuidados especiais, afinal, acidentes podem ocorrer a partir da desestabilização das substâncias.



Para isso, é imprescindível que medidas sejam tomadas com relação ao:



  • movimento,

  • peso,

  • volume,

  • pressão,

  • temperatura.


Isso significa que os navios voltados ao transporte desses materiais precisam contar com equipamentos que possam medir e manter as condições adequadas dos ambientes onde os produtos serão armazenados. Para isso, faz-se necessário:



Embarcação específica com sinalizações externas


Para o transporte marítimo de produtos químicos, os navios e contêineres tanques são as opções a serem adotadas.



container tanque é fabricado em aço inoxidável, totalmente lacrado e rodeado por uma camada protetora e de isolamento de alumínio e poliuretano. Seu conteúdo pode variar de 17.500 e 26.000 litros.



Já o navio tanque, por sua vez, é utilizado para o transporte de materiais líquidos e a granel, construídos de forma a atender a todas as normas internacionais de segurança.



Além disso, ainda há a opção de usar os containers dry, eles são um dos mais utilizados em todo o mundo. Assim como nome já sugere, são equipamentos sem sistema de refrigeração, feitos de alumínio ou aço, que permitem o transporte de todos os tipos de carga seca.



Commodities como fertilizantes, por exemplo, normalmente são transportados nesse tipo de embarcação.



Vale ressaltar que no Brasil, todo veículo que transporta produtos químicos precisa estar sinalizado externamente, apresentando os símbolos e número de classificação da substância que está sendo movimentada. 



Equipamentos específicos para o tipo da carga


Além da sinalização a respeito dos produtos químicos, o transporte deverá conter equipamentos que façam o controle e possibilitem a manutenção do conteúdo transportado.



Para cada tipo de substância são exigidos equipamentos específicos que atendam a necessidade particular da carga.



Tanto o local de armazenamento quanto as embalagens, quando for o caso, precisam estar de acordo com as exigências e necessidades dos produtos transportados.



Qualificação profissional


Outro fator importante é contar com profissionais treinados que estejam aptos a avaliar as condições da carga e saibam o que fazer em casos de necessidade.



Além disso, a carga deverá estar acompanhada por documentos que autorizam e certificam as condições dos materiais para o transporte.


 


Quais os desafios do transporte marítimo de produtos químicos?


Como se observa, existem desafios para o transporte marítimo de produtos químicos, visando a segurança das pessoas envolvidas com o processo e evitando explosões e incêndios que podem se transformar em grandes tragédias.



Contar com uma empresa especializada no assunto é a melhor forma de atender e garantir que os processos sejam executados conforme as determinações legais, priorizando a segurança e a qualidade do material a ser transportado.



Para isso, vale a pena conhecer a AMTRANS, uma empresa especializada no processo de armazenagem, movimentação e transporte de cargas de alto risco.



Atuando com agentes qualificados para essas atividades, associados a TT Club Insurance, todos os processos são executados com responsabilidade e a garantia de que as cargas serão transportadas em segurança desde a coleta até a entrega ao destinatário.



Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, conheça detalhes das soluções logísticas da AMTRANS para cargas químicas e perigosas!


 

Fonte: https://www.defesacivil.sc.gov.br/noticias/produtos-perigosos-legislacao/




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas