AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Blank sailings: Você já ouviu falar?

Blank sailing é quando um porto não pode receber determinada embarcação dentro de sua rota prevista. Por isso é importante que as empresas saibam da sua importância para não serem pegas de surpresa com prejuízos e atrasos que ela pode acarretar.

Blank sailings:
27 de Julho de 2020

Então vamos entender o que são e como acontecem?



O termo blank sailing, é utilizado para comunicar o cancelamento da atracação de um navio na escala de determinado porto, alterando parcialmente ou totalmente a sua rota. Isso ocorre por escolha do próprio armador e pode também caracterizar o cancelamento de determinados serviços que englobam os demais portos presentes na rota do navio.



Por exemplo, os armadores trabalham com rotas baseadas em sequências de escalas pré-definidas. Ao fim dessa trajetória, a viagem é finalizada e uma nova rota é estabelecida. Quando o blank sailing ocorre, um dos portos previstos na rota, não poderá receber o navio, fazendo com que esse caminho mude apenas em relação ao porto fechado ou mesmo inteiramente, dependendo da viabilidade.
Isso quer dizer que, quando essa situação ocorre, a carga pode ser reprogramada para o próximo porto previsto na rota ou ainda somente na próxima viagem do navio.
Geralmente o blank sailing ocorre quando a demanda por espaços no navio em questão é muito baixa, nesses casos os armadores cancelam a viagem programada para a embarcação a fim de acumular cargas para o próximo navio. Eles costumam ser comuns depois da Golden Week e do Ano Novo Chinês, período em que as fábricas estão fechadas e a demanda por navios é baixa.
O principal desafio para os importadores e exportadores é saber lidar com o lead time, respeitando o correto ciclo de compra e de venda das mercadorias em questão.
Isso exige um bom operador logístico que tenha uma cultura sólida de análise de risco, planejamento e que manterá você e seu negócio atualizados sobre o status da carga e garantirá que a programação seja ajustada da forma mais alinhada às suas necessidades!


A AMTRANS garante todo o suporte e cuidado necessário para evitar que que esse tipo de situação ocorra.


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas