Archivo
Rota entre Ásia e Europa aponta recuperação do comércio
Números da ELAA (European Liners Affairs Association) apontam que o comércio conteinerizado está se recuperando no trade entre Ásia e Europa, mostrando aumento de volumes e taxas de frete maiores do que o dobro do total registrado no meio do ano passado.
O índice de preços que cobre as exportações da Ásia para Europa subiu para 114 pontos em fevereiro, um ganho considerável sobre os 103 computados em janeiro. Em março do ano apassado o indicador registrou apenas 48 pontos.
Na rota Europa - Ásia, os volumes cresceram 26% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2009, ficando em 452.600 Teus. Porém, o diretor executivo da CTS (Container Trade Statistics), Rod Riseborough, advertiu: "Devemos ser cautelosos, porque fevereiro de 2009 foi o ponto mais baixo da recessão no comércio entre Ásia e Europa. Quando comparamos os valores para 2010 para janeiro e fevereiro com os de 2008, eles são praticamente os mesmos. Todas as companhias gostariam de esquecer 2009. Devemos fazer isso ao formular projeções", pontua o executivo
Frota terá crescimento de 9,6% este ano
Os números representam recorde de aumento de oferta. No segundo semestre de 2009, por exemplo, foram entregues 228 mil Teus, em média. Somente neste mês, a expectativa é que o montante chegue a 150 mil Teus - o recorde mensal desde o meio de 2008.
Dezesseis unidades com capacidade média de mais de 5 mil Teus devem ser liberadas para entrarem em serviço ainda em abril - incluindo dois navios de 14 mil Teus, que deverão ser incluídos na frota do armador MSC.
As entregas estão sendo feitas seguindo a recuperação da demanda mundial e o início da alta temporada de verão. Além disso, a política de redução de velocidade continua absorvendo a capacidade ociosa e economizando bunker, enquanto os preços dos combustíveis permanecem em níveis acima de US$ 450 por tonelada.
A principal causa da procura de navios para o segundo trimestre foi o lançamento de vários serviços nas rotas mundiais, absorvendo novos pedidos de embarcações e também algumas unidades da frota ociosa. Com isso, vários navios que tinham sido postergados devem ter suas entregas em breve.
Ainda de acordo com a Alphaliner, atualmente o total de embarcações ociosas está avaliado em 8,9% da frota global, apontando o menor nível desde fevereiro do ano passado
Portonave bate recorde de movimentação e busca crescimento de 50% em 2010
A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, localizada no complexo portuário do Rio Itajaí-Açu, no estado de Santa Catarina, registrou um crescimento de 23,4% durante o o mês de março, em comparação a fevereiro. No momentante, 54 mil TEUs foram movimentados pelo Terminal, superando em aproximadamente 2,2 mil TEUs, marca atingida em outubro de 2009 e, até então, a melhor desde o início da operação, em outubro de 2007.
Em março deste ano, 55 navios passaram pela Portonave, movimentando uma média de 575 contêineres cada, 70 a mais que o número registrado em fevereiro deste ano. “No último mês tivemos uma ampliação da movimentação de serviços que recentemente iniciaram a operar no Terminal, como o ASIA, uma joint venture operada entre o armador alemão Hamburg Süd e a dinamarquesa Maersk Line. Além disso o mês de março tem como característica a retomada de mercado depois das baixas comuns em dezembro e janeiro. A partir de agora as atividades devem se manter estáveis, com picos de movimentação em julho e agosto”, afirma o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
O primeiro trimestre do ano foi marcado por bons resultados. No dia 5 de fevereiro o Terminal atingiu a marca dos mil navios com a atracação da embarcação Flamengo, da Hamburg Süd. A marca foi registrada 27 meses após o início das operações da Portonave, que contabiliza mais de 789 mil TEUs movimentados. Na mesma data foi iniciado o serviço semanal ASIA. O ASIA faz escala na China, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e também na África do Sul, incluindo o país na lista dos portos diretos oferecidos pela Portonave. A expectativa é que a adição do ASIA represente um crescimento de 10% nas importações e exportações da Portonave em 2010. Para o Superintendente, o terminal agora opera em ritmo acelerado de crescimento. "Nossa meta para 2010 é operar acima de 600 mil TEUS, registrando um crescimento de aproximadamente 50%, com relação a 2009. Pode ser um objetivo ousado, mas estamos correndo atrás dele", reforça Castilho. Atualmente o Terminal contabiliza 14 serviços fundamentais para o comércio internacional e, com eles, está presente em todos os continentes.Terminal contabilizou 193% de crescimento no primeiro trimetre
Em 2009 a movimentação da Portonave registrou crescimento de 73%, quando recebeu um total de 621 navios e movimentou 413.969 TEUs. As exportações somaram 114.396 contêineres e as importações ficaram em 54.256 unidades. Em 2010, o primeiro trimestre do ano registrou crescimento de 193% das importações em relação ao mesmo período de 2009. As exportações aumentaram 42,5 % e 156 navios atracaram no Terminal. Estrutura estratégica para a logística
O terminal localizado no complexo portuário do rio Itajaí-Açu, é de fácil acesso pela BR-101 e BR-470 e está próxima às principais cidades do Sul do país, grande polo exportador de produtos. O Terminal conta com três portêineres, dois guindastes MHCs, oito transtêineres, dois reach stackers e 25 caminhões especiais, os terminal tractors, utilizados para fazer a movimentação de contêineres dentro do pátio.
O scanner da Portonave também merece destaque. O HCVG, da EBCO Systems, tem capacidade de identificar qualquer tipo de material dentro dos contêineres em apenas 30 segundos. O investimento, de cerca de R$ 6,5 milhões, garante segurança e rapidez na fiscalização dos contêineres que entram e saem do Terminal.
Terminal com ISO 9001
Entre os dias 17 e 18 de março, a Portonave passou pelas auditorias que garantiram a manutenção da ISO 9001, conquistada pela empresa em 2009. A Portonave foi o primeiro Terminal Portuário do país a receber a certificação na versão 2008 e passa por auditorias anuais para sua manutenção. A Portonave também possui o ISPS Code, código internacional que visa a segurança e proteção de navios e instalações portuárias. Além disso, a Portonave acaba de ser recomenda para a auditoria final da ISO 14001, que deve acontecer em junhoA jornalista viajou a convite da Portonave para conferir os lançamentos e dados referentes ao Trimestre do terminal, lançados na Feira de Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, que aconteceu dos dias 06 a 08 de Abril em São Paulo-SP.

